quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CONCEPÇÃO



A Ponte da Misarela, também conhecida por Ponte do Diabo, situa-se na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre, sobre o cristalino rio Rabagão (em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova, mais propriamente no lugar da Misarela).
Reza a lenda que uma mulher que não consiga conceber deve pernoitar debaixo da ponte, e o primeiro homem que pela manhã passar pela ponte será o padrinho da futura criança, que deverá receber o nome de Gervásio ou Senhorinha.
A "ajuda" na concepção nunca foi atribuída a nenhum santo mas, curiosamente, ao Diabo, ou seja que a abstinência não é, de facto, 100% eficaz (a menos que tenha havido uma "mãozinha" do diabo do homem que passou pela ponte de manhã, depois de ter despachado o serviço).
As tradições têm destas peculiaridades: hoje em dia, a 22 de Abril, comemora-se na região o Dia de Stª. Senhorinha e S. Gervásio (santos obviamente não reconhecidos pela Igreja Católica), que inclui uma confraternização, no local, entre as pessoas que foram baptizadas com aquele nome.

2 comentários:

Morfeu disse...

até gostei muito da história da congeminação, até parece as estórias couçanas. identifiquei-me no que li. e que tal a geminação da misarela com couce?!

Morfeu disse...

couce também tem padroeiro é o S. Distinto!