domingo, 13 de dezembro de 2009

PRESÉPIO ATEU


Ateus científicos – Consideram que a questão de deus é demonstrável cientificamente e que a inexistência de provas científicas que sustentem a crença em deus funciona como demonstração da sua inexistência.

Ateus não científicos – Consideram que a questão de deus é meramente filosófica uma vez que deus é um conceito metafísico e, portanto, indemonstrável pelas ciências naturais. Deus é tratado como um conceito não falseável.

Crentes científicos – Encontram na natureza provas suficientes para a existência de deus, quer através de relatos de terceiros, quer através da sua experiência pessoal. A indemonstrabilidade das provas em que sustentam a sua crença não é suficiente para contrariar os espaços que essas mesmas provas preenchem.

Crentes não científicos – Baseiam a sua crença na fé apenas e esta é e permanece imutável independentemente das questões científicas. A ciência explica o mundo físico, a crença explica o metafísico.

Imagem: Ao acaso na Net, balões inseridos no PowerPoint

10 comentários:

JCA disse...

a existência de um deus segundo alguns pode ser demonstrada pela matemática e física.

o livro a formula de Deus do José Rodrigues dos Santos embora um pouco a brincar, demonstra que cientificamente pode-se demonstrar a existência de um deus.

recomendo a leitura

Seabra disse...

Agradeço o comentário e a sugestão. Na minha opinião, a velha questão teístas x ateus resolve-se facilmente: para quem acredita que deus existe, ele existe; para quem não acredita, não existe. Faz lembrar outra velha questão, se há ou não vida fora do nosso planeta: até acredito que haja, os próprios astros têm vida conforme a entendemos (nascem, crescem, reproduzem-se e morrem). Provar que deus existe é fácil, provar que não existe também; acreditar é fácil, não acreditar é talvez mais complicado: o ser humano é muito dado a superstições (para além disso, alguém provou que os crentes são, curiosamente, menos dados a depressões). Já dei uma espreita no seu blogue, prometo visitá-lo com mais tempo. Volte sempre! Seabra

shuplapeace´again disse...

o que é a vida?!....

shupelapeace(sem)again disse...

há ou não há inteligência na vastidão do universo?!

sete e pico oito e coiso nove e tal disse...

isto veio ou não veio da geração espontânea?!?!

sóshuppe disse...

veio ou não veio dos coacervados?!

50% ateu disse...

éramos ou não éramos batráquios?!

50%crente disse...

andámos aqui sem sentido?!

esotérico disse...

no fim ides ver a quem vos ides agarrar...com um simples sopro até ides suar de pavor

lince da malcata disse...

onde está o tubo?