quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

O Patriotismo


A Bandeira da Venezuela é constituída por três listas horizontais de tamanho idêntico, com as cores amarela, azul e vermelha.

O amarelo simboliza as riquezas do território venezuelano.

O azul o mar que separa a Venezuela da Espanha
O vermelho o sangue derramado pelos que lutaram pela independência.


Na lista azul figuraram ao centro sete estrelas em arco que representam as sete províncias que assinaram o Acto de Independência (Acta de la Independencia) a 5 de Julho de 1811 (Caracas, Cumaná, Barcelona, Barinas, Margarita, Mérida e Trujillo).

Em Março de 2006 o governo da Venezuela decretou a adição de mais uma estrela na lista azul.

Mudanças de 2006


No dia 12 de Março de 2006 foram anunciadas alterações à bandeira da Venezuela. Estas consistem na adição de uma oitava estrela denominada pelo Presidente Hugo Chávez como a "estrela Bolívar" em honra a Simón Bolívar que em 1817 tinha já apresentado essa proposta. Esta oitava estrela pretende reconhecer a contribuição da Guayana - uma província do século XIX cujo território está hoje no essencial integrado no estado Bolívar - na luta pela independência do país.

O Brasão de armas da Venezuela foi igualmente alterado: o cavalo agora corre para o lado esquerdo.

A oposição venezuela criticou as alterações, alegando que estas não resultaram de uma ampla consulta popular.

Fonte: pt.wikipedia.org

3 comentários:

Mimo disse...

Eu ainda sou do tempo em que o cavalo corria para a direita e as sete estrelas brilhavam no céu caraqueño.

Seabra disse...

A Wikipedia só não explica porque é que o cavalo passou a correr para a esquerda!... Segundo Hugo Chavez, o mentor da alteração, “O cavalo que é posto a olhar para o passado, para trás, não é um cavalo indomável (…), é um símbolo reaccionário”. Se calhar o bicho já estava farto de correr sempre para o mesmo lado e não chegar a lado nenhum, ou então encomendaram a bandeira aos chineses que lhe fizeram o mesmo que à nossa, em vez de castelos colocaram fogareiros!...

confecções arame disse...

o burro é que devido ao principio da causa e efeito, vulgo par acção reacção, por ser teimoso o puseram a puxar uma carroça sem beber um copinho de vinho sequer. esse sim é reaccionário!!!