sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Gene masculino é responsável pela longevidade feminina

Investigadores do Japão identificaram o gene Ragrf1 nos espermatozóides e dizem ser este o responsável pela maior longevidade do sexo feminino relativamente ao masculino.
O estudo do Instituto de Investigação Nodai, em Tóquio, que foi realizado em ratos, concluiu que esse gene, embora exista em ambos os sexos, está activo apenas no masculino.
Os cientistas analisaram ratos criados a partir de óvulos geneticamente modificados para obter embriões sem genes masculinos no genoma. Os ratos isentos de qualquer material genético paterno, apesar de serem menores e mais leves, apresentavam um sistema imunitário melhor e viveram, em média, mais 30 por cento do que aqueles com uma herança genética normal.
“Com um menor tamanho, os machos maximizam as possibilidades de reproduzirem-se, o que resulta numa longevidade mais curta. Já as fêmeas não se esforçam tanto nestes comportamentos tão árduos e guardam as energias para dar à luz e assegurar a descendência”, explicam os autores do estudo na revista “Human Reproduction”.
A equipa de investigação acredita que estas conclusões podem ser aplicadas a todos os mamíferos, inclusive ao homem, e admite a existência de outros “genes da longevidade” que permitirão que as mulheres vivam mais tempo.

Sem comentários: