terça-feira, 25 de maio de 2010

A bisca lambida no Red Corner

Ao entrar Adega adentro, senti pairar no ar um aroma místico, onde se notava a mistura de odor a fritos por um lado e doçaria conventual por outro e o inebriante cheiro do vinho a martelo e chouriça fumada ainda por outro. No canto do Red Corner, como habitualmente, jogava-se a Loba, e noutro 4 amigos disputavam fervorosamente uma “bisca lambida”. Estes 4 são frequentadores assíduos da Adega (Tóne Motreco, Quim Tóne, Tóne Mouco e Quim Fradinho), e a mesa “está sempre reservada”!
Sempre a rondar por entre as mesas, e numa azáfama estonteante a sevir os moinas a roliça e buliçosa moçoila, de avental bem asseado, com as letras AM(Amor de Mãe) bordadas em ponto de cruz, a quem alguns chamam de Claúdia Vanessa.
Do lado de dentro do balcão, os sócios do Bicente  iam-se revezando. Sempre em trio, enquanto um atendia à “esquerda”, um outro despachava “à direita”, e o terceiro, “ao centro”, controlava o movimento ! De portes altivos e cabelos grisalhos, onde a brilhantina que empasta as fartas cabeleiras contrasta com as duras barbas mal “escanhoadas”, ei-los sempre presentes, intercalando uma “ vai uma Bejeca ou é binho?”, com uma outra “ mexe-me essas coxas Vanessa ! Olha-me o Salpicão para a mesa do Red Corner “ !
Às sextas feiras, dia preferido da Cláudia Vanessa, há música ao vivo. Tóne da Balalaica, de “Balalaica” na mão, delicia os presentes, e também os ausentes, com acordes de Sonho. Suspiram os corações e satisfazem-se muitos estômagos !
De vez em quando, aparece o Zeca Neca, filho mais velho do Vicente, homem de poucas falas, bem rechonchudo mas de avental sebento ( já não deve ver a água desde as cheias de 1964 ), também com umas iniciais bordadas a ponto de cruz mas já muito imperceptíveis ! Que avia uns “copos de 3” bem servidos ! Pese embora muitos retorcam que as canecas de Maduro Tinto tiradas por ele ou estão meias cheias ou meias vazias ! Por vezes lá expele uns “silenciosos” arrotos a mofo. Que nojo!!! Está sempre na sua, e não liga à arraia miuda,. Enfim, acha que são ... opiniões !

Sem comentários: