segunda-feira, 17 de maio de 2010

Árrenuncia na mesa 7

O Tóne Besaina, na mesa 7, esgravatando a respeito das "gêmeas" da Ana Malhoa (bem melhor que as do pai, sejamos honestos), enquanto no red corner se jogava à sueca e, espontaneamente, o Pernas de Alicate exclama – “Se tivesses feito uma árrenuncia, fazias melhor!!!!”.
O Tóne Besaina continuava a esmifrar as mamas da Malhoa, enquanto os outros jogadores tenuemente ouviam, até porque a partir daquele momento ficaram a galar a árrenuncia do Pernas de Alicate. O Pernas de Alicate é mesmo um grande Mula e, calhando..., chama-se Nuncia, coisa que, ao certo nem todos sabem o que é. Mas se a mula se chama Nuncia, o mais certo é que o Pernas de Alicate diga muitas vezes – “Árre!!!!... Nuncia” – e, assim sendo, aquilo deve ser um código secreto para quem joga à sueca, que siginifica – “Pára aí antes que faças merda”. Digo eu, sei lá!!!!
Ainda eu não tinha digerido aquela sintaxe quando ouço o Quim Tóne dizer - "Se me tivesses arrepresentado uma quina, ganhávamos". Aí fiquei "embaralhado" e desisti de perceber, porque mulas chamadas Nuncia ainda lá vou, mas Arrepresentado é que não me passa pela cabeça.
Acho que interpretei mal e aquilo é mesmo linguagem subliminar, própria de um idiolecto sintáxico muito próprio e suis generis.
Voltemos à Ana Malhoa, ó Besaina... - São broas como ó milho é o que é...o resto são moinas!

Sem comentários: