quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Turismo Rural em Couce - Casa do moleiro


Casa do moleiro de Couce restaurada e transformada em alojamento rural.
Couce é uma aldeia de natureza comunitária situada no vale do Rio Couce, inserida no conjunto montanhoso, formado pela Serra de Santa Justa, Serra de Pias, e Serra de Castiçal, apresenta um ar maravilhosamente selvagem e natural.

O elemento principal empregado na construção das habitações são os blocos de quartzito, maiores ou menores provenientes dos escombreiros ou retirados do leito do Rio Couce, assim como a madeira de carvalho e sobreira, a ardósia e o granito. Os telhados são de telha nacional, mais conhecido por telha de caleira e até telha francesa, coexistindo com alguns telhados de ardósia.
Cada casa possui um palheiro com as suas eiras de ardósia servindo para guardar cereais, feijão, cebolas, batatas, vinho, feno e alforrecas.

A base da fertilidade dos terrenos está no estrume, vulgo pilha de esterco, e água choca que aduba as terras produzindo um aroma muito característico da ruralidade, e curtido nas cortes pelo gado, nomeadamente, porcos, bois e pela mula do moleiro. Outro contributo fundamental para esta fertilidade é dado pelas retretes que brotam cagalhões de variadissimas dimensões e o mijo que irriga os terrenos sempre verdejantes. As nascentes naturais abastecem as necessidades do consumo da população e ainda o lavadouro comum da aldeia.

Couce é pois uma aldeia primitiva, isolada e um pouco esquecida que conserva a sua beleza natural permitindo escapar ao stress quotidiano da cidade. Um local a visitar.

A casa da foto dispõe de uma cozinha tradicional com lareira, bentoinha, assustador de mosquitos e todos os utensilios culinários, nomeadamente uma varinha mágica e uma máquina a petróleo. Possui uma sala grande com 4 pufs e um candelabro de azeite, 1 quarto de casal com 1 cama de ferro com colchão de palha e dois penicos, 2 retretes no quintal com dois bidés e um sotão com 2 camas individuais de folhelho donde se pode avistar a horta do Bicente. Os utentes têm à disposição a Piscina comum que é o rio couce, onde pode pescar salmonelas e focas à linha.

preços a partir de 60 euros /dia
As reservas são efectuadas com um depósito no valor de 50% na conta
nib oo374657902783
Pode entrar em contacto connosco pelo telefone n.º 913456229 (p.F). D. Lina

Sem comentários: