sábado, 22 de agosto de 2009

O moinho do Vicente de Couce


Conhecido como a Azenha do Vicente e foi construIdo em 1784. As paredes são de lages e pedras duras da região, como o granito. O telhado já foi de lousa, mas, neste momento é de telha. Pertence a Joaquim da Silva Moura e possui uma mó que está em funcionamento.É local de convívio, onde o presunto e a boroa caseira abundam. A VINHAINHA pinta beiços é também forte atracção da casa jorrando a rodos pelas beiças dos sequiosos apreciadores, inundando, em horas de alegria e contentamento, todo o chão da adega chegando a dar uma coloração muito característica ao leito do rio Couce.

Em 1881 existiam 29 moinhos todos em funcionamento no rio Couce. Em 1986 existiam 23 moinhos mas só 4 em funcionamento. Em 1992 existem 18 moinhos (16 de Rod�zio e 2 Atafonas) só estando em funcionamento 4 (todos de Rod�zio). Hoje só 2
As Atafonas encontram-se uma na Aldeia de Couce e outra no Carvalhal.

5 comentários:

Sporting Transilvania disse...

Vê-se mesmo que nunca foste a Couce, o único rio que lá passa chama-se Ferreira: "O rio Ferreira nasce na Raimonda, em Paços de Ferreira... Atravessa S. Pedro da Cova na direcção N. S. banhando as povoações de Couce, Belói, Carvalhal e Méguas." Fonte: Águas do Douro e Paiva, grupo Águas de Portugal - http://www.addp.pt/pt/dados.php?ref=rios

morfeu disse...

tu és da transsilvânia, daí preecisares de ir ao google para te informares, mas eu por ser couçano de gema, sinto e vivo couce por me estar no sangue, além de que em mim escorricha nos meus vasos sanguineos o néctar do rio couce.

jingana disse...

um couçano não vai nos grupos das águas, couce é sentimento!

Sporting Transilvania disse...

Tratando-se de águas tive de ir ao Google, nós aqui na Transilvania é mais outros líquidos (qualquer grupo sanguíneo, rh + ou -, tanto faz). Continuo a achar que o Morfeu nunca passou de Santarém para cima, os textos e as imagens estão quase todos na net. Palpita-me que é de Oeiras, Almada ou por aí... Acertei?

morfeu disse...

Mesmo quando estou longe na distância, sinto Couce muito perto.