terça-feira, 20 de abril de 2010

Está Explicado...Genética prova diferenças entre homens e mulheres.

Já sabemos que a forma como homens e mulheres percepcionam a realidade que os rodeia é diferente: as mulheres atentas aos pormenores e os homens focados num determinado objectivo (por isso se diz que o sexo feminino é especialista em fazer várias tarefas ao mesmo tempo...).
Tudo isto tem uma explicação científica: muitos anos de prática acabaram por "formatar" o nosso cérebro dessa forma.
Vejam o exemplo que a imagem ilustra.

Eles têm uma percepção do espaço mais adequada. Elas têm melhor fluência verbal. Os homens serão mais dotados para o raciocínio, logo para a matemática. As mulheres têm uma percepção mais rápida dos detalhes. As diferenças funcionais do cérebro entre os dois sexos são conhecidas há muito e também a nível morfológico se investiga o que distingue o masculino do feminino. Agora é a genética que começa a lançar luzes no chamado "dimorfismo sexual do cérebro".
A questão está numa parte do cromossoma X, a do sexo feminino, que viajou para o cromossoma Y. Por ter uma longa história de duplicação de cromossoma X, explica António Amorim, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, o património genético feminino desenvolveu "uma regulação fina dos genes, activando só uma das cópias". Mas os homens não regulam o cromossoma Y, como as mulheres em relação aos seus X.
E portanto há uma dose dupla de informação que, nos homens, está a regular os genes. A hipótese avançada pelo grupo de António Amorim é que é essa diferença de dose, entre homens e mulheres, que explica o dimorfismo sexual do género, já que envolve substâncias que estão ligadas à arquitectura do órgão cerebral.
A procura de diferenças no cérebro não é uma aventura de hoje. Começou há mais de cem anos, quando os homens, que se consideravam mais inteligentes do que as mulheres, procuraram evidências "científicas". Primeiro pesaram os cérebros e, de facto, o masculino tem mais alguns gramas - mas de uma forma geral, o corpo do homem é também mais pesado. E também não se encontrou, na altura, diferenças de maior na estrutura cerebral de ambos os sexos.
Só em 1974, explica Dulce Madeira, professora do Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina do Porto, a investigação conseguiu detectar diferenças a nível da "ultra-estrutura" do cérebro, nomeadamente no número de sinapses - ou seja, no número de contacto entre os neurónios. E em algumas áreas do cortex do lobo temporal haverá áreas discretamente maiores nos homens, que terão mais neurónios. Contudo, o número de comunicações é idêntico, quando comparado com a mulher. A ciência também já percebeu que existem diferenças nas características neuroquímicas entre os dois sexos.
Certo é que há maior comunicação entre os dois hemisférios femininos. O cérebro do homem é mais assimétrico e, diz Dulce Madeira, há quem atribua a esta característica a maior aptidão musical do sexo masculino, ou não fossem homens os grande compositores e maestros da história. As mulheres, por outro lado, porque têm os hemisférios mais ligados, conseguem fazer tarefas diferentes ao mesmo tempo.

8 comentários:

JCA disse...

excelente esquema exemplificativo :D

Eva Gina disse...

Somos diferentes - nos nossos hábitos, na maneira como reagimos a determinados estímulos e na maneira em como passamos os nossos tempos livres; e somos especialmente diferentes quando se trata de relações pessoais.



RELAÇÕES:

Primeiro que tudo, um homem não lhes chama relações. Ele refere-o como um romance, ou um período de namoro, ou sair com uma miúda, ou em certas circunstâncias, "aquela altura em que eu e a Sónia o fazíamos de vez em quando."

Quando termina uma relação, a mulher chora, desabafa com as suas amigas e escreve um poema chamado "Todos os Homens são Otários." Depois, continua com a sua vida.

Um homem tem um pouco mais de dificuldades em a esquecer. Durante seis meses, a sua ex. não ouvirá falar mais dele, mas de repente, às 3 da madrugada de Domingo/Sábado, ele telefonará e dirá, "Só quero que saibas que arruinaste a minha vida, e nunca mais te perdoarei, odeio-te e és uma vaca. Mas queria-te dizer que à sempre uma possibilidade para nós os dois."

Isto é conhecido como o telefonema bêbado "Eu Odeio-te/Eu Amo-te". Noventa e nove porcento dos homens com mais de 21 anos já fizeram este telefonema, pelo menos uma vez. Alguns homens vivem a fazer estes telefonemas. Existem instituições que oferecem cursos intensivos para ajudar os homens a ultrapassar este problema, no entanto, quase nunca resultam.


SEXO:

As mulheres preferem 30 a 45 minutos de preliminares. Os homens preferem 30 a 45 segundos de preliminares, ou menos se possível. Para o homem, levá-la a casa é considerado parte dos preliminares.




ESCRITA:

Os homens não decoram aquilo que escrevem. Apenas fazem riscos. As mulheres usam centenas de cores e fazem os acentos nos "i's" com bolinhas e coraçõezinhos. As mulheres fazem grandes e ridículos círculos nos "p's" e "g's". Dá uma dor de cabeça ler um papel escrito por uma mulher. Mesmo quando escrevem uma carta para acabar com o namoro, elas desenham uma "happy face" no final da folha.


CASAS DE BANHO:

Um homem tem 6 objectos: uma escova de dentes, uma pasta, creme de barbear, lâmina, sabão e uma toalha do Holiday Inn. O número médio de objectos na casa de banho de uma mulher é de 437. Um homem não seria capaz de identificar a maioria destes objectos.

A maioria dos homens levam 2 a 3 minutos a aliviarem-se. As casas de banho femininas têm sempre grandes filas cá fora.


SAIR DE CASA:

Quando um homem diz que está pronto para sair, quer dizer que está mesmo pronto para sair. Quando uma mulher diz que está pronta para sair, ela quer dizer que estará pronta assim que encontrar o outro brinco, fizer um telefonema e acabar de pôr a maquilhagem.





ESPELHOS:

Os homens são vãos, eles olham-se nos espelhos. As mulheres são ridículas, elas olham para o seu reflexo em qualquer superfície espelhada: espelhos, colheres, montras, torradeiras, nas cabeças dos carecas...



VESTIR:

As mulheres vestem-se para: ir às compras, regar as plantas, deitar fora o lixo, atender o telefone, ler um livro, ir ao correio. Um homem veste-se para: casamentos, funerais.


LAVAR A ROUPA:

As mulheres lavam a roupa de dois em dois dias. O homem usa todas as suas peças de roupa - incluindo aquelas calças velhas que se usavam nos anos 80 - antes de lavar a roupa. Quando finalmente fica sem roupa para vestir, veste uma velha e suja camisola, aluga uns calções e leva a sua montanha de roupa suja para lavar.

Eva Gina disse...

Diálogo entre cabeças...

Quando, solícita, a vagina abre-se para ti ,por trás, como manda a natureza, como o fazem os animais com cio, como uma ameixa fresca e perfumada e tu olhas para o espelho, embriagado na solidão do pretenciosismo sexista ... quando esboças um sorriso malandro e não tens dúvidas e o espelho sorri-te de volta e estás bem contigo, encaras o problema por trás, com antecipação, agarras a carne convicto que ela derreta como manteiga por entre os teus dedos de homem. E espetas com maldade o teu ferro em brasa e bates com maldade e os espasmos e os dedos marcados no rabo dela e puxas cabelos como se estivesses a segurar as rédeas a uma besta. No fim... o esperma a precipitar-se pelo abismo das suas pernas até aos seus pés,cai e fecunda o chão.
Limpas-te e nunca pensaste no conforto que é estar escondido atrás de uma mulher.

Mário Monteiro disse...

Eva Gina, porque não aceitas o convite que te foi enviado e escreves directamente no blog? Assim fica mais difícil ler-te

Mário Monteiro disse...

Bem vou deixar aqui um pequeno comentário ao que disseste atrás Eva.

"As mulheres preferem 30 a 45 minutos de preliminares. Os homens preferem 30 a 45 segundos de preliminares, ou menos se possível. Para o homem, levá-la a casa é considerado parte dos preliminares."

Eu percebo o que queres dizer, mas as generalizações costumam ser filhas do preconceito.

Eva Gina disse...

brevemente postarei

Eva Gina disse...

a proposito não recebi nenhum convite para participar

Mário Monteiro disse...

eu mandei o convite para o email que está no teu perfil, mas vou mandar outro