terça-feira, 21 de julho de 2009

Ser diferente


A única salvação do que é diferente é ser diferente até o fim, com todo o valor, todo o vigor e toda a rija impassibilidade; tomar as atitudes que ninguém toma e usar os meios de que ninguém usa; não ceder a pressões, nem aos afagos, nem às ternuras, nem aos rancores; ser ele; não quebrar as leis eternas, as não-escritas, ante a lei passageira ou os caprichos do momento; no fim de todas as batalhas — batalhas para os outros, não para ele, que as percebe — há-de provocar o respeito e dominar as lembranças; teve a coragem de ser cão entre as ovelhas; nunca baliu; e elas um dia hão-de reconhecer que foi ele o mais forte e as soube em qualquer tempo defender dos ataques dos lobos.
Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes'

2 comentários:

Mário Monteiro disse...

Parabéns Morfeu por nos dares este excelente texto de Agostinho da Silva. Eu quero é ser diferente, não sei se consigo, mas tento. Não quero ser uma ovelha no meio do rebanho, mas um lobo solitário, mas não só.

Abraço bem cá de dentro, desta vez tocaste-me fundo meu amigo.

Morfeu disse...

Tu És...um Ser único, singular e irrepetível. Se existes é porque és importante nesta imensidão do universo, tal como és. Sabes porque é que tu és tu? Porque mais ninguém poderia sê-lo. Sê tu mesmo e mais importante aquele que desejas ser, à tua maneira o resto vai compor-se por si, devemos deixar a vida fluir.