Da conversa com o Senhor António, homem bem entendido em questões Couçanas no que toca à posse das terras aráveis e das hortinhas desta região, merece-me uma rectificação o comentário relativo à horta do Necajanjorge. Afinal aquela trata-se da horta do Mateus da Ponte que a partilha com o Zé Pinto. O Mateus cultiva os produtos hortícolas, nomeadamente couve galega, por conter muita vitamina A e assim lhe continuar a favorecer as vistinhas com que gosta de avistar as águias do alto da serra da pia. Quanto ao Zeca fica a seu cargo a produção das leguminosas, nomeadamente a lavoura da fava rica que assim partilha na sua ração diária com o seu fiel burro. As ervilhas, incluindo as de cheiro, os alhos e as cebolas, são também produtos cultivados pelo dito homem. Ambos são exemplos de vivência em comunidade, pois além de partilharem o burro e os produtos agricolas conquistados com o suor do seu rosto, também partilham o regadio proveniente das águas do rio Couce. Bem, quanto ao Neca, as suas hortas ficam por detrás daquele rochedo que se pode avistar, na imagem, ao longe no prolongamento do meandro do rio, perto das fragas do diabo. Nestas terras planta-se sobretudo o hortelã pimenta, donde se extrai o remédio das bichas, o alecrim e a manjerona muito utilizados na zona para os defumadouros e benzeduras para debelarem o mau olhado. O cultivo do gengibre tem sido bastante incrementado, pois da sua moagem extrai-se um óptimo revitalizador que tem dado bastantes alegrias ao burro do Zeca.
5 comentários:
ZÉ PINTO, CARAGO, QUE SAUDADES EU TENHO DESSE GAJO! QUANDO ESTIVERES COM ELE MANDA-LHE UM ABRAÇO, OK? SURF'S UPPPPPPP!!!!!!!!! (COUCE DEVE TER BOAS ONDAS, SE O PINTO ANDA POR LÁ...)
Ganda Men, esse gajo! temos que ir ter com ele à sua escola de Surf para dar-mos umas pranchadas nas ondas.
DISSESTE PRANCHADAS? ISSO FAZ-ME LEMBRAR O CONTRADITÓRIO DA MÚSICA PIMBA: ♪♪♪e se elas querem todo o dia pinocada, nós nada, nós nada,♪♪♪ e se elas querem à noitinha uma pranchada, nós nada, nós nada,♪♪♪ e se elas que lhes vamos à cueca, nós nada, nós nada,♪♪♪ e se elas querem de manhâzinha uma queca, nós nada, nós nada,♪♪♪ ta-tara-ta-ta♪♪♪!
a tecla Shift pregou-me a partida, manhãzinha é com til e não com acento circunflexo, segundo reza ( salvo seja) o antigo a cor do horto gráfico
lembro-me muito bem...velhos tempos de adolescente...ah grande jogo do pião às quecas e à sameirinha...não havia playstation.
Enviar um comentário