segunda-feira, 15 de junho de 2009

Palheiro de Couce e respectiva retrete


A actividade económica é a agricultura de subsistência, dominando o minifúndio, que permite a policultura de milho, feijão, centeio, variados produtos hortícolas, vinho, árvores frutícolas, etc. O cultivo de milho assume particular importância, visto o fabrico da boa broa de milho ser uma das actividades mais conhecidas da aldeia.
Na base desta fertilidade está a adubação das terras pelo estrume natural produzido e curtido nas cortes pelo gado; contudo, hoje em dia já se utiliza abudo artificial. Outro contributo fundamental para esta fertilidade é dado pelas várias nascentes que brotam nesta aldeia e irrigam os terrenos sempre verdejantes. Estas nascentes abastecem as necessidades do consumo da população e ainda o lavadouro comum da aldeia.
Couce é pois uma aldeia primitiva, um pouco esquecida que conserva a sua beleza natural permitindo escapar ao stress quotidiano da cidade. Um local a visitar
Cada casa possui um palheiro com as suas eiras de ardósia servindo para guardar cereais, feijão, cebolas, batatas, vinho, feno, etc.

Sem comentários: