quarta-feira, 17 de março de 2010

As próximas semanas são dedicadas ao professor.
Ao professor que trocou o giz e o apagador pelo portátil e uma série de pens (1 GB, 2 GB, 3 GB,...ah! e disco externo! vermelho, claro!); ao professor esforçado que apesar dos três períodos de férias por ano, anda sempre ensonado e fatigado devido à hiperactividade dos seus alunos; ao professor dedicado que prepara aulas pela noite dentro e ainda tem o trabalho de "meter" artigos porque ficou a meditar pela manhã fora...
Nas próximas semanas adivinha-se uma azáfama! Ora vejamos:
1. a elaboração do teste (tarefa árdua para quem já tem vários anos de serviço. Sim, porque isto dos "copy/paste" tem muito que se lhe diga)
2. dar o teste aos alunos (tarefa verdadeiramente árdua, pois exige do professor atenção redobrada. Não vá algum puto mais reguila ter a tabuada toda transcrita nas costas da cadeira do colega da frente)
3. recolher o teste e transportá-lo (exige esforço físico. Resmas de papel acréscidas com o peso da tinta da esferográfica)
4. correcção dos testes (fatigante! Isto de tentar intuir o que o aluno escreve e depois encaixar a resposta ao critério mais adequado... fazer saltitar os olhinhos entre o teste, o teste-modelo e a grelha de correcção...)
5. atribuir as notas (é sempre tarefa árdua! é que os moços têm todos de passar para que o professor cumpra os objectivos. Quando não dá, mudam-se os critérios... portanto dá sempre! Pura ginástica mental! Haja criatividade!)
6. lançamento de notas (ufa! tabelas, tabelinhas, tabelonas,... cheias de cor, de formatos, de feitios,... muito trabalho! Muito trabalho!)

E por fim as reuniões! Uma reunião para decidir se dão um 1 ou um 2, um 3 ou um 4... Mas já não estava decidido anteriormente? Outra reunião porque é preciso decidir sobre a Educação Sexual dos putos - amigos, mentalizem-se que eles sabem mais que nós! Outra ainda porque o presidente faz anos e é preciso decidir se haverá leitão ou cabrito - o que é preciso é bom vinho! Depois sabe tudo ao mesmo! Mais uma reunião porque o Zézinho entalou o dedo, mais outra porque a Laurinha ainda não consegue dizer frigorífico,...

E depois as férias!!!

Pronto! E é assim que a maioria vê o trabalho de um professor... Caríssimos, eles trabalham! Trabalham tanto que precisam de muitas férias, tanto mas tanto que precisam de tardes e manhãs livres e até de dias de folga (de preferência colados ao fim de semana)...

Agora por favor sejam meigos... :)

"Oh god make me good, but not yet!!!"

5 comentários:

bexiga disse...

que gostuzura de texto, mas a meio deu-me bontade de orinar.

professore de literacia disse...

esta merda de maltratar os profs há-de acabar!

professore de literacia disse...

que é esta merda a maltratare os professores! isto vai acabar!

Vultus disse...

Concordo! Concordo que os profs. façam alguma coisa.

foca disse...

faço opozisão!