terça-feira, 1 de junho de 2010

4 novas... oportunidades

Mãe: ó Asdrúbal Eleutério! anda cá carago! então eu já não te disse para tirares aquelas caixas multibanco da garagem e as levares ao ecoponto? porque é que não me ouves? e tira esses fones dos ouvidos quando estou a falar para ti, meu sacana!
Asdrúbal Eleutério (AE): ‘tá-se bem, cota! eu vou endrominar o Gimbras para ir comigo. é só o tempo de um car-jaquim e levamos essa cena à LIPOR. ou a uma mata mais próxima, se estivermos com companhia de fêmea, ‘tá claro! mais tarde, ao jantar e em família, a Mãe volta ao ataque.
Mãe: ó Asdrúbal, sempre fostes ao ecoponto como eu te pedi, que é como quem diz, ordenei?
AE: fui, Mãe. carago! e, olha, aproveitei para passar na Escola e inscrevi-me nas Novas Oportunidades. tenho uma entrevista amanhã com a Sôtora do CNO da Escola.
Mãe: que bom, meu rico filho! não vejo o dia em que terei menos um mitra a comer à pala da mamãe. é que já tens 45 anos Eleutério. a Vida não pára, caraças! tens que fazer algo por ti abaixo. e não me refiro SÓ àquelas alturas em que estás muito aflito para ir ao wc e já não vais a tempo. e, olha, toma cuidado com esse CNO. a Aduzindinha já me avisou que ele não é de confiança.
no dia seguinte, na entrevista, no Centro de Novas Oportunidades:
Sôtora Cátia Vanessa (recém-licenciada em Psicologia): então conte-me lá qual é a sua experiência profissional.
AE: eu tenho 15 anos de roubos por esticão, 19 de falsificação de documentos, 7 de tráfico de estupefa-deficientes (droga barata) e 3 de car-jaquim.
Sôtora Cátia Vanessa (SCV): e tem que escolaridade?
AE: eu não bebo bebidas alcoólicas e o sexo, comigo, é sempre seguro. é que não faltam as algemas e tudo!
SCV: não é isso. eu perguntei o que é que tem? o que é que fez na escola?AE: eu basicamente fiz muita asneira com M não é verdade? mas consegui tirar o 7º ano a uma Profe que ía a passar na rua e, como tinha a pasta aberta, aproveitei.
SCV: então, com a sua experiência profissional - que é bastante relevante - e com a sua escolaridade, eu prevejo que em 2 anos está com o 12º ano concluído.
AE: mas ó Sôtora Cátia Vanessa não pode ser em menos tempo? é que a Malta vai iniciar-se no phishing e na clonagem de cartões já para o ano, ‘tá a ver?
SCV: bem, se tiver algum guito posto de parte, uma prima jeitosa que saiba ler e escrever para lhe fazer os trabalhos que lhe pedimos e duas horas por semana para vir cá à Escola, pode ter o Secundário concluído em 4 meses. o computador é oferta do Ministério, já que é aluno das Novas Oportunidades.
e assim aconteceu. em 3 meses, Asdrúbal Eleutério concluiu o Ensino Secundário, subornou um explicador de Matemática, seu vizinho e muito bem cotado no Mercado de Valores das Explicações (ameaçando riscar o seu SLK com a ponta-e-mola sempre que por ele passasse) para o preparar para o exame da mesma disciplina, realizou a prova, teve 12 (doze) valores e foi o primeiro aluno a entrar no curso de Ensino Superior em “Engenharia de Informática”, no Politécnico lá do concelho.
vai ser mais um Engenheiro neste País. e, se tudo correr pelo melhor, até terá uma pós-graduação concluída antes da licenciatura.

Sem comentários: